Publicações Ody & Keller Advocacia e Assessoria Empresarial
Asset 4.png
  • Ody&Keller

Projeto “Dia de Sol”

Numa iniciativa do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado o projeto “Dia de Sol”. Conforme a coordenadora pedagógica do projeto, Grasiela Huff, o intuito é “socializar para a comunidade o resultado dos projetos ambientais (conjunto de ações contínuas) desenvolvidos nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil durante o ano letivo de 2011, buscando a conscientização de que pequenas ações fazem a diferença para as gerações atuais e futuras.”

As atividades iniciaram em março de 2011, com reuniões na SMEC e com diretores das escolas municipais de Três Coroas. Aderiram ao projeto 13 escolas. A partir desta adesão, foram distribuídos temas com sugestões de micro projetos ambientais para serem aplicados nas escolas participantes, cabendo ao Sindicato a assessoria e coordenação. Dos 13 projetos iniciais, 10 chegaram a sua conclusão e no mês de outubro de 2011, durante a feira literária de Três Coroas, ocorreram avaliações e a mostra dos resultados. O advogado Elias da Silveira Neto, do núcleo ambiental da Biason Advocacia, participou das avaliações.

Como destaque, o micro projeto “Reciclando a Vida por Um Ambiente Melhor”, cuja sistemática foi a criação de um “Eco Ponto” de coleta de resíduos recicláveis na localidade chamada Encosta da Serra, onde a maioria dos alunos da Escola Balduino Robinson moram. Uma das estratégias, que auxiliou no êxito do projeto, foi a criação de uma moeda alternativa, chamada Eco Câmbio, que pode ser trocada no comércio local por alimentos e produtos de higiene e limpeza.

Já na educação infantil o destaque foi para o micro projeto “Hora do Conto na Tenda Mágica”, da Escola de Educação Infantil Amiguinhos, consistindo na adaptação das histórias infantis com foco em questões ambientais.

1 visualização

Publicações