top of page
Publicações Ody Keller Advocacia Empresarial | Rio Grande do Sul

PUBLICAÇÕES

  • Foto do escritorOdy Keller Advogados

Dia Livre de Impostos tem promessa de desconto em gasolina, cerveja e até acarajé

Consumidores poderão receber até 70% de desconto na compra de produtos durante o DLI


Acontece nesta quinta-feira (6) o Dia Livre de Impostos (DLI), em que consumidores de todo o país vão poder adquirir produtos sem parte do valor da tributação, com descontos que podem chegar a 70% do valor final do produto.


O evento é organizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). A ação marca uma campanha com o intuito de conscientizar a população, poder público e varejo a respeito da alta carga tributária paga no Brasil.


De acordo com a entidade, lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal participarão do evento, que envolve lojas de rua do varejo, ⁠shopping centers, restaurantes, ⁠prestadores de serviço e ⁠postos de gasolina.


Carga tributária no Brasil


Segundo a CNDL, os consumidores que adquirirem produtos no Dia Livre de Impostos podem economizar até 70%, já que que não será feito o repasse dos impostos no preço dos bens e serviços durante a data. Isso porque o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias no mundo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).


Um levantamento do próprio Instituto mostra que a população não enxerga o retorno do pagamento dos tributos. Segundo a 13º edição da pesquisa "Estudo sobre a carga tributária/PIB x IDH", divulgado em abril deste ano, o Brasil é o país que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem estar da sociedade.


A Irlanda lidera o ranking como modelo de gestão dos recursos públicos pela sexta vez consecutiva. Além dela, a Suíça, Estados Unidos, Austrália e Coréia do Sul são os países que melhor aplicam os tributos arrecadados com foco na melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.


O levantamento analisou os 30 países com a maior carga tributária do mundo, ou seja, arrecadação tributária em relação à riqueza gerada, conforme PIB do país.


Confira o ranking dos países:

Em março deste ano, o Tesouro Nacional divulgou uma estimativa de que a carga tributária do governo geral( o que inclui União, Estados e municípios) somou 32,44% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. A média de impostos fica acima da América Latina, mas abaixo dos países da OCDE, que têm uma carga média de 34,04% (dado de 2022).


João Eloi, presidente-executivo do IBPT, explica que o Brasil é um país de dimensões continentais e que isso leva à necessidade de uma carga alta. Isso porque, por causa do tamanho do país – com população de mais de 203 milhões de pessoas, 27 unidades da federação e 5.565 municípios, necessita de recursos mais volumosos para suprir as carências da população.


Os impostos, diz ele, são necessários para responder às necessidades de serviços da população. O problema é o retorno que os cidadãos tem em relação ao que é pago.


"Todos os países cobram tributos, mas em muitos deles, ao contrário do que acontece no nosso país, os recursos provenientes da arrecadação são efetivamente empregados em investimentos que venham a melhorar a qualidade de vida do seu povo", ressalta Eloi.

Lojas participantes


Pelo menos 100 mil lojas em 1500 cidades devem participar da 18º edição do Dia Livre de Impostos, segundo a CNDL. O consumidor interessado em aproveitar a data pode conferir as lojas participantes em cada região pelo site da campanha, diretamente com os lojistas e com as Confederações de cada estado.


Durante a data, consumidores poderão adquirir gasolina e GNV com desconto em postos que aderiram à campanha. Além disso, farmácias, restaurantes e lojas também oferecerão produtos sem a cobrança dos tributos. Confira algumas delas:


  • São Paulo: Posto de Gasolina Ale (Go Petro) - 7h as 12h - Av. Brigadeiro Faria Lima 591 - Pinheiros - 5 mil litros de gasolina sem imposto;

  • Rio de Janeiro: Auto Posto Megão - 7h às 12h - Avenida das Américas, 17485, Barra da Tijuca – Gasolina e gás GNV sem imposto;

  • Distrito Federal: Posto Jarjour - Asa norte - 10 mil litros de gasolina sem imposto.

  • São Paulo: Hamburgueria Sliders - 18h às 21h - Vila Olímpia - chopp sem imposto;

  • São Paulo: Rota do Acarajé - 11h às 22h - Santa Cecília - desconto em destilado e acarajé;

  • São Paulo: Cervejaria Dogma - 17h às 0h - unidades Itaim Bibi, Santa Cecília, Tamboré e Jardins - promoção de bebida;

  • Distrito Federal: Óticas Nacional - descontos em óculos de sol e grau;

  • Distrito Federal: Supermercados Big Box - promoção de bebida;

  • Todo o Brasil: Casas Bahia - 10 a 15% de desconto em ofertas selecionadas nas lojas físicas, app e site


Fonte: Valor Econômico - acessado 06/06/2024

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page