Publicações Ody & Keller Advocacia e Assessoria Empresarial
Asset 4.png
  • Ody&Keller

SICC consolida-se como grande feira do setor calçadista

O Salão Internacional do Couro e Calçado consolidou-se como grande feira do setor calçadista. Durante a edição 2011, entre os dias 31 de maio e 02 de junho, cerca de 17.000 pessoas visitaram os estandes da feira, um incremento considerável, visto que a média de visitação girava em torno de 11.000 pessoas, conforme números das últimas edições. Segundo o Sr. Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos (promotora do SICC), alguns fatores contribuíram para o crescimento da feira, dentre os quais a data, os lançamentos e o local de realização.

Já entidades parceiras do SICC, como o Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas, destacam a importância do evento, como pode-se perceber nas palavras do Sr. Orceni Bernardi: “Desejamos e estamos trabalhando para que o SICC continue crescendo. Desejamos ter sempre uma feira com mais qualidade, estreitando o relacionamento com os clientes, realizando uma venda num clima saudável, deixando nosso cliente satisfeito. Enfim, queremos que todos saiam ganhando com o nosso evento”.

Interessante destacar que muitas empresas calçadistas gaúchas não participaram da FRANCAL 2011, ocorrida em São Paulo, conforme descreve a coluna “Mercado”, do Jornal NH de 01/06/2011. Dois exemplos são a empresa parobeense Calçados Bibi Ltda e a GVD, tradicionais expositoras da feira realizada em São Paulo. Dentre as alegações, estão a data errada do evento (o mercado estimula cada vez mais cedo os lançamentos), bem como custo e poder de vendas. O presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de Igrejinha, Renato Klein, destaca que não há necessidade de centralizar as feiras nos grandes centros do país.

A próxima edição do SICC ocorrerá entre os dias 28 a 30 de maio de 2012. Alguns dados importantes, organizados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e destacados no site do SICC, afirmam que a produção anual da indústria calçadista brasileira gira em torno de 890 milhões de pares de calçados, sendo que 15% deste montante é destinado ao mercado externo. “O volume de cerca de 756 milhões de pares é consumido pelo mercado interno, dividido basicamente em duas estações: inverno e verão. A temporada fria consome cerca de 30% deste total e a temporada primavera/verão é responsável por 70% desta produção com um volume de 530 milhões de pares”, noticia o site do SICC (www.sicc.com.br).

A Biason Advocacia e Assessoria Empresarial fez-se presente no SICC através dos advogados Lúcio Flávio Moraes de Azevedo, Fausto Guido Beck e Pablo Leandro dos Santos.

1 visualização

Publicações