A Receita Federal começou a enviar, a partir de abril, comunicados sobre procedimentos fiscais para micros e pequenas empresas também por meio digital. A regra foi estabelecida pela Resolução CGSN nº 113/2014, que alterou a Resolução CGSN nº 94/2011.
Assim, os documentos fiscais, a partir de agora, podem ser entregues às empresas optantes pelo Simples Nacional por meio impresso, via sistema de comunicação eletrônica ou por meio de arquivos digitais.
No caso da entrega em arquivos digitais, o fisco terá de apresentar, também, os documentos impressos relativos aos termos, às intimações, ao relatório fiscal e à folha de rosto do Auto de Infração e Notificação Fiscal (AINF).
Poderá ainda, nesse caso, alternativamente, apresentar somente os temos e as intimações, desde que o relatório fiscal e a folha de rosto do AINF sejam assinados com certificado digital.
Os documentos serão apresentados ao contribuinte por meio de mídia não regravável. A entrega dos dados será feita com o respectivo termo de encerramento e ciência do lançamento.
Neste termo, deve constar a descrição do conteúdo da mídia digital, o resumo do crédito tributário e as demais informações pertinentes ao encerramento.
O valor apurado no AINF deverá ser pago por meio do DAS (Documentos de Arrecadação do Simples Nacional), utilizando-se de aplicativo disponível no site do Simples Nacional.
Toda empresa, ao optar por ingressar no Simples Nacional, estará sujeita à aceitação do sistema de comunicação eletrônica.
Enquanto o aplicativo não estiver disponível, as empresas poderão utilizar outros sistemas com regras próprias para as finalidades específicas.
O sistema eletrônico não exclui outras formas de intimação previstas nas legislações e não se aplica ao microempreendedor individual.
A Receita Federal poderá enviar comunicado digital ao contribuinte sobre quaisquer tipos de atos administrativos, incluídos os relativos ao indeferimento de opção, exclusão do regime, ações fiscais, notificações e intimações e avisos em geral.
Quando disponível, as comunicações serão feitas, por meio eletrônico, no portal do Simples Nacional, dispensando-se a sua publicação no Diário Oficial e o envio por via postal.
A Receita vai considerar que o empreendedor tomou conhecimento sobre o comunicado quando ele acessar o portal e a informação já estiver disponível para visualização. Caso o acesso seja feito em dia não útil, a comunicação será considerada como realizada no primeiro dia útil seguinte.
Fonte: UOL Economia – Acesso em 05/05/2014 – http://goo.gl/nCmhhX
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