Os Emirados Árabes Unidos aumentaram suas compras de calçados brasileiros no ano passado. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), as compras cresceram 12% em receita e 13,4% em volume sobre o ano anterior, para US$ 16,7 milhões e 1,2 milhão de pares, respectivamente. O país árabe foi o 17º que mais adquiriu sapatos do Brasil em 2013 e é o primeiro da região neste ranking.
O aumento das compras dos Emirados fez o país ganhar participação como destino das exportações brasileiras de calçados. O país do Oriente Médio passou a responder por 1,5% da receita que o Brasil obtém com estas vendas e por 1,1% do volume embarcado. Em 2012 os Emirados respondiam por 1,4% do faturamento e por 1% dos embarques. O preço médio do calçado comprado pela nação árabe, porém, caiu 1,3%, de US$ 13,07 para US$ 12,91.
Além dos Emirados, o outro país árabe que integra a lista dos 20 principais importadores de calçados do Brasil é a Arábia Saudita. Os sauditas, porém, diminuíram suas compras. Eles são o 19º mercado do sapato nacional no exterior, mas fizeram importações 23% menores em receita e 7,8% menor em volume. Gastaram US$ 15,4 milhões para comprar 1,6 milhão de pares. O preço médio do calçado adquirido recuou bastante, 16,5% para US$ 9,26.
Os Emirados estiveram entre os 12 mercados que aumentaram as compras do produto brasileiro entre os 20 maiores importadores. Já os sauditas integram o grupo de oito países que diminuiu as compras. Entre estes últimos estão, inclusive, os Estados Unidos, Argentina e França, os três maiores mercados para o sapato da indústria nacional no exterior. Entre os que compraram mais estão Paraguai, Angola, Colômbia, Chile, Peru, Rússia e Austrália.
No geral, o setor teve apenas um pequeno aumento nas exportações em 2013. O crescimento foi de 0,2% na receita obtida com o mercado internacional sobre 2012. O Brasil conseguiu com estas vendas US$ 1,095 bilhão contra US$ 1,092 bilhão do ano anterior. A quantidade de pares exportados, porém, cresceu bastante. Houve avanço de 8,5% e o País enviou a importadores um total de 122,9 milhão de pares. Mas o preço médio de venda foi 7,6% menor do que em 2012. Ficou em US$ 8,91 contra os US$ 9,65 anteriores.
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe – Acesso em 21/02/2014 – http://goo.gl/wcRzqP
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