Publicações Ody & Keller Advocacia e Assessoria Empresarial
Asset 4.png
  • Ody&Keller

As principais agências e linhas de fomento para seu negócio

Quando o assunto são linhas de fomento do governo, não espere que elas venham bater à sua porta. Mas isso não quer dizer que o dinheiro não esteja disponível, apenas significa que você deve investir algum tempo para conhecer as diversas agências, linhas e programas existentes. Rafael Duton e Marcelo Sales, fundadores da Movile e da aceleradora de negócios digitais 21212, recomendam que os empreendedores tenham a iniciativa de acompanhar os editais para não perder nenhuma oportunidade. Conheça as principais agências e linhas de fomento e descubra qual é a melhor para as necessidades da sua empresa:

FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos: voltada para empresas que querem inovar, ela apoia todas as etapas do desenvolvimento científico e tecnológico, como a pesquisa básica e aplicada, melhoria e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. Entre outras linhas e programas, ela inclusive incuba empresas de base tecnológica. Ela oferece recursos reembolsáveis, não reembolsáveis e investimentos, dependendo sempre de alocação orçamentária do governo. A FINEP atua por meio de editais, por isso, é fundamental que o empreendedor “fique ligado” nos lançamentos acompanhando o website oficial.

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: é a fonte de capital de fomento que mais se aproxima de um banco, apesar de na realidade ser uma empresa pública federal. O BNDES oferece apoio financeiro de longo prazo, através de diversas linhas de financiamento. Assim, cabe a você saber qual é a mais adequada para a sua empresa. Os investimentos abrangem todos os segmentos da economia, com destaque para a agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços. Eles financiam projetos de investimento, aquisição de equipamentos, exportação de bens e serviços, fortalecimento da estrutura de capital de empresas e direciona financiamentos não reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico. Além disso, ele oferece condições especiais para micro e pequenas empresas, o que é uma grande vantagem, já que geralmente elas têm dificuldades de conseguir crédito de um banco comum.

Identificadas as linhas que são mais adequadas à sua empresa, você precisa redigir um projeto para submeter à aprovação. Geralmente não é uma tarefa muito fácil, por isso, não hesite se achar que precisa de ajuda, porque depois que receber o investimento, é importante empenhar-se no cronograma e na prestação de contas.

O empreendedor precisa ter muita disciplina em relação à prestação de contas, o que pode ser muito trabalhoso para quem faz pela primeira vez. Portanto, uma dica é que você tenha um ou dois responsáveis por se relacionar com as pessoas da fonte do recurso, fornecedores e prestadores de serviços, organizar os documentos e elaborar os relatórios de prestação de contas.

Fonte: Administradores – Acesso em 09/10/2014 – http://goo.gl/VGrn4n

A Ody & Keller conta com profissional dedicado ao enquadramento de empresas nos critérios necessários para os incentivos fiscais do Governo e captação de recursos junto ao BNDES para investimentos em obras civis, inovação, design, desenvolvimento de produtos, máquinas e equipamentos. O contato, sem compromisso, pode ser feito pelo e-mail antonio@www.odykeller.com.br ou pelo telefone (51) 3541-0900.

0 visualização

Publicações