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Abicalçados e Focal Pesquisas lançam pesquisa sobre consumo feminino

A partir de agora os varejistas de calçados e industriais poderão contar com uma ferramenta importante de pesquisa para a tomada de decisões estratégicas. O Azimute 720, uma realização da Focal Pesquisas e que conta com o patrocínio exclusivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), foi lançado na manhã da segunda-feira, 17, na sede da entidade calçadista, em Novo Hamburgo/RS.

Com um levantamento completo sobre o comportamento feminino na compra, o relatório ouviu 2.429 mulheres com idade média de 34 anos nas seis principais capitais do Brasil – Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A apresentação do relatório, que está na sua segunda edição, ficou a cargo do diretor e fundador da Focal Pesquisas, Gustavo Campos. O especialista ressaltou que 88% das mulheres ouvidas possui renda própria. “Elas são mais independentes e já não mudam tanto de estilo conforme dia ou ocasião”, disse Campos. Conforme a pesquisa, 72,3% das entrevistadas não mudam o estilo conforme ocasião. No primeiro relatório, publicado em 2011, esse número era de 53,5%. Ainda segundo o levantamento, 76% das entrevistadas não são representadas por uma marca de calçado. “É uma dificuldade maior para as empresas, que precisam investir mais em promoção da marca”, acrescentou.

Apesar da queda na compra per capita, o consumo de calçados femininos ainda é significativo e deve fazer a indústria repensar a velocidade nos lançamentos de coleções. “O ciclo da moda está cada vez mais rápido e a indústria precisa acompanhar”, afirmou Campos. A média per capita em 2013 ficou em 5,7 pares, número que era de 7,5 no relatório de 2011.

Campos destacou a importância da moda para a indústria. Segundo a pesquisa, 53,3% das mulheres não se importa de pagar mais caro por produtos que estão na moda. “Então é importante se criar uma articulação com a moda, para a valorização do produto”, disse.

Multimarcas O relatório Azimute 720 de 2013 também aponta para a importância das lojas multimarcas. Para 65,5% das entrevistadas, a preferência é por sapatarias multimarcas. “A mulher atual quer opções, quer comparar os produtos antes de comprar”, explicou Campos. Se a multimarca estiver no shopping então, melhor para 45,5% delas. Segundo a Associação Brasileira dos Shopping Centers serão 200 novos shoppings até 2015. “É uma tendência forte no varejo”, comentou.

Quanto às características dos produtos, 63,8% das mulheres disseram serem fundamentais o calce e o conforto. Já 53,5% respondeu que preza por design e estilo e 38,7% pelo material. A marca só vai aparecer depois do preço (38,4%), com 25,8%.

Já na escolha do estabelecimento de compra, 62,1% das mulheres disse levar em consideração primeiro o atendimento. O quesito foi seguido de perto por preço (62%). Para 45,7% delas o importante é ter variedade.

Azimute 720 Na próxima semana o levantamento será apresentados nos polos calçadistas de São Paulo, em Birigui (24), Franca (25) e Jaú (26). O relatório Azimute 720 completo, que conta com mais de mil páginas onde figuram outros aspectos do consumo feminino como faixas de preço, marcas mais lembradas de calçados e lojas, entre outros, está disponível para a venda. Para adquirir o seu ou ter mais informações entre em contato pelo telefone (51) 3023 5150 e pelo e-mail campos@focal.com.br.

Mais alguns dados 85% respondeu que o calçado é um vício para quase todas as mulheres; 50,3% respondeu que compra calçados mesmo quando não precisa; 47,4% respondeu já ter comprado pensando no que as amigas iriam pensar; 40,8% respondeu influenciar as compras das amigas.

Fonte: Abicalçados – Acesso em 22/03/2014 – http://goo.gl/VrryXd

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