Publicações Ody & Keller Advocacia e Assessoria Empresarial
Asset 4.png
  • Ody&Keller

É hora de políticas de apoio às indústrias no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou, no dia 29 de maio, que o PIB brasileiro cresceu 0,6% nos primeiros três meses de 2013 (janeiro a março) em comparação com os últimos três meses de 2012.

É importante que se tenha em mente que no último trimestre de 2012 (outubro a dezembro) a economia nacional estava em um ritmo lento, de também 0,6% de crescimento do PIB. Ou seja, a economia nacional “cresceu” 0,6% em comparação com um anterior resultado também muito baixo.

Embora o resultado global da economia represente um indicativo bastante relevante do comportamento e nível de vida da sociedade (pois economia é uma ciência social), o mais importante é analisar de forma “separada” alguns aspectos dessa dinâmica social para compreender o que, afinal, esse número do PIB estaria a indicar.

Pois bem, ao que parece, a indústria nacional não está conseguindo se reerguer. De acordo com os dados do IBGE, esse setor, tão vital para a economia de uma nação, teve resultado negativo. Ou seja, a indústria brasileira está em recessão, com desempenho de  – 0,3%.

E se compararmos esse resultado da indústria com os mesmos três primeiros meses do ano de 2012 (ao invés do último trimestre de 2012), a queda foi ainda maior, – 1,4%. Com esse cenário, não se pode mais duvidar que o país está sofrendo uma “desindustrialização”.

O Brasil não está conseguindo ser um país industrializado, e a consequência disso pode ser, já num primeiro momento, um aumento exagerado de importações (já que a indústria nacional não está conseguindo produzir a contento para dar conta da demanda). E isso teria reflexo direto na balança comercial (deixando-a negativa e, portanto, retirando dinheiro do país e enviando ao exterior). E em outro momento, provavelmente, haveria necessidade de as indústrias diminuírem os postos de trabalho (empregos). E a partir daí fica fácil de se imaginar as consequências desse quadro que está sendo pintado.

Portanto, é necessário que o Governo, imediatamente, se preocupe mais com a indústria nacional, pelo bem de toda a sociedade brasileira.

Fonte: Economia – “o outro lado da moeda” – Acesso em 12/06/2013 –  http://goo.gl/UM0SN

0 visualização

Publicações